Tinha tudo para ser um filme dedicado a quem gosta de animais, sobretudo cães, mas bastou um vídeo de bastidores vazar na net que a adoração findou para muitos. Tudo porque as imagens divulgadas pelo site norte-americano TMZ mostram um dos animais de “Juntos para sempre” a ser maltratado numa cena aquática, dentro de uma correnteza. A mesma devoção aos cães que poderia transformar o filme num sucesso parecia ter ficado ensombrada… Porém, uma investigação veio negar os maus tratos no filme. A “American Humane Association” divulgou um relatório conclusivo e afirma que "nenhum animal foi prejudicado".

A investigação da “American Humane Association”, organização que promove a segurança e bem-estar para os animais nos Estados Unidos desde 1877, concluiu que não houve maus tratos contra os cães durante as gravações do filme “Juntos para sempre”. O vídeo divulgado pelo sensacionalista TMZ, que mostra um pastor alemão a ser forçado para entrar em águas agitadas, enquanto num outro momento o cão parecia "afogar-se", foi "propositadamente editado para enfurecer a opinião pública". De acordo com o relatório divulgado, "diversas medidas preventivas de segurança foram tomadas". "Na realidade, as duas cenas mostradas no vídeo editado foram filmadas em momentos diferentes. As decisões do indivíduo ou indivíduos que captaram e deliberadamente editaram esta filmagem e depois esperaram mais de 15 meses para divulgar o vídeo manipulado a apenas dias antes da estreia do filme levantam sérias questões sobre suas motivações e éticas", acusa o inquérito. De acordo com o documento, Hércules, o pastor alemão que aparece no vídeo, não sofreu nenhum tipo de abuso, embora tenha passado por algumas situações de stress, mas, ainda sim, afirma que "ao longo de seu trabalho no set de filmagens, o cão foi tratado com muito cuidado, atenção e respeito" e observa que um exame veterinário realizado confirmou a boa saúde do animal.

Felizmente, a polémica que cercou a produção nas últimas semanas em nada atrapalhou o resultado final de “Juntos para sempre” (A Dog’s Purpose). O filme baseado no livro homónimo de W. Bruce Cameron consegue ser cativante, envolvente e emocionante. Na história, acompanhamos a história de Bailey, um cão que, até então, tem uma vida normal junto ao seu dono Ethan, em meados dos anos 60, onde ambos acompanham o crescimento um do outro, metendo-se em algumas divertidas situações e tendo uma convivência normal de ser humano e seu animal de estimação. Até que, fatidicamente, Bailey morre e regressa num outro corpo (um outro cão, nesta caso, cadela), numa nova vida e uma nova oportunidade de fazer alguém feliz. A partir daí, Bailey parte em busca de saber o real significado de ter voltado e tenta identificar a sua missão na Terra. E isso vai acontecendo mais algumas vezes, mas nada vai tirar do coração deste cãozinho o seu primeiro e mais marcante dono/companheiro.

“Juntos para sempre” retrata tudo a partir do ponto de vista único do protagonista, neste caso Bailey, o cão, com uma grande dose de humor inocente e partes pesadas de drama. O filme não só consegue fazer rir, como tirar algumas lágrimas... O argumento ficou a cargo do próprio autor do livro, W. Bruce Cameron, com Cathryn Michon e Audrey Wells.

O realizador Lasse Hallström já tinha demonstrado essa capacidade de emocionar e envolver em “Hachiko - Amigo para Sempre” (no original “Hachiko: A Dog's Story”, de 2009, com Richard Gere), onde conta a história da lealdade entre um ser humano e um cão, numa produção sempre lembrada em qualquer conversa sobre filmes emocionantes com animais e que fizeram alguém chorar. Parece que o cineasta sueco voltou a acertar. Quanto ao elenco, Ethan, a personagem mais presente para além de Bailey, tem três atores a encarna-lo: primeiro, o menino que na segunda vida do cachorro e o batiza de Bailey é Bryce Gheisar. Já a versão adolescente é interpretada por K.J. Apa e a versão madura fica a cargo de Dennis Quaid. Ah, e não menos importante, quem dá voz a Bailey é o actor Josh Gad.

Apostando na fórmula "encarnação + animal de estimação fofinho", “Juntos para sempre” emociona e é capaz de nos divertir moderadamente, mesmo com alguma previsibilidade na sua história – nós, humanos, temos defeitos, cometemos erros e cabe aos animais a árdua tarefa de ajudar a corrigir os nossos problemas e mostrar como nos importamos com coisas pequenas e triviais, deixando os grandes sentimentos de lado. Porém, não deixa de ser uma lição sempre bonita.

Quanto a Hércules, fiquem tranquilos: o relatório defende que o cão poderia ter sido manuseado com mais gentileza e que os treinadores poderiam ter notado o stress do animal, mas que nenhum mal foi infligido nele. Aliás, o cão em questão escolhido para as filmagens, "foi selecionado pelo seu amor pela água e foi profissionalmente treinado durante seis semanas para gravar cenas desse tipo".

O filme, que a todos nos pode inspirar, está num cinema perto de vós.


Etiquetas:

Comente este artigo