O Halloween chegou mais cedo aos cinemas... Os Wishbones estão longe de ser uma família perfeita ou feliz. A mãe, Emma, possui uma livraria que está envolvida em dívidas, o pai, Frank, trabalha demasiado num escritório e sofre sob a alçada do seu chefe tirano, a filha, Fay, é uma adolescente preocupada com a aparência que acaba por se apaixonar pela primeira vez, e o genial filho Max está a ser intimidado na escola.

Na tentativa de voltar a reunir a família, Emma decide planear uma noite divertida de Halloween. No entanto, o seu plano vai por-água-abaixo quando Baba Yaga, uma bruxa do Leste, a mando do encantador Conde Drácula, os amaldiçoa e acabam por ser todos transformados em monstros: Emma torna-se uma vampira, Frank é agora o monstro de Frankenstein, Fay uma múmia e Max um jovem lobisomem. Em conjunto, esta família grotesca tem de perseguir a bruxa para poder reverter a maldição. Uma aventura que mete os Wishbones em sarilhos e os coloca em confronto com alguns verdadeiros monstros, incluindo o charmoso Drácula, que irresponsável e maléfico, professa o seu eterno amor por Emma. A estrada para a felicidade familiar está cheia de buracos e curvas apertadas. Ou melhor, dentes afiados...

Esta é a premissa de uma típica produção animada voltada para o público infantil. “Um susto de família” lança mãos dos estereótipos familiares para, a partir da metáfora, reforçar valores importantes para as crianças, o que é de louvar. Porém, em termos de animação, se o compararmos com o nível de sofisticação a que o cinema do género já alcançou (por exemplo, através da Disney/Pixar), o filme do realizador Holger Tappe deixa um pouco a desejar num mercado cada vez mais exigente.

"Happy Family" (no original), baseado no livro homónimo do escritor alemão David Safier, centra-se na figura de Emma Wishbone. Como dito anteriormente, ela estava infeliz no casamento (com o marido, apático e escravo do trabalho), infeliz enquanto mãe (a filha adolescente tem vergonha dela; enquanto o filho, menor, é vítima de bullying na escola), infeliz no trabalho, pois não vende livros como gostaria… enfim, Emma está mesmo a viver um período de infelicidade. Até que a sua vida muda, ao ligar acidentalmente para Drácula, o Príncipe das Trevas, que, na sua solidão, apaixona-se imediatamente por ela e ordena que a bruxa Baba Yaga, sua cativa, através de um feitiço, intervenha como uma espécie de cupido na relação.

O resultado da magia acontece no momento já descrito, em que Emma, numa tentativa de dar um ânimo na família, leva-os a um baile de fantasia. Assim, cada membro da família Wishbone transforma-se no “monstro” do qual estava caracterizado no momento do feitiço. A partir de aqui tem início uma inesperada busca pelo reencontro com a união e a felicidade familiar.Neste cenário, duas personagens chama a nossa atenção: a bruxa Baba Yaga, meio atrapalhada, e a amiga de Emma, Sheila, muito zen e alternativa, mas sumamente decidida.

Eu, que vi o filme em antestreia na versão portuguesa, dou os meus parabéns a todo o elenco, pela excelência no trabalho de dobragem profissional. Embora não seja perfeito, “Um Susto de Família” dispõe bem e diverte q.b., miúdos e graúdos.


Etiquetas:

Comente este artigo